quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Coxinha de calabresa pra variar né?

Pra mudar um pouco, vamos de calabresa!! coxinha é um salgadinho brasileiro, também comum em Portugal, à base de massa feita com farinha de trigo e caldo de galinha, que envolve um recheio elaborado com carne temperada de frango, ops hoje é calabresa!!



Fiz meia receita e caprichei no tempero da massa, e essa é essa medida que eu estou reproduzindo aqui porque rende bastante e dificilmente você vai ter em casa uma panela onde caiba a receita inteira. Consegui 18 coxinhas grandes com essa medida.

Coxinha de Calabresa

Ingredientes
500g de farinha de trigo
750ml de água
250ml de leite
1 tablete de caldo de galinha
2 1/2 colheres (sopa) de margarina
1 cebola
2 dentes de alho
1/2 colher (sopa) de sal
clara de ovo e farinha de rosca para empanar
Modo de Preparo
Passe a cebola e o alho no processador pra eles ficarem bem fininhos e sumirem na massa. Coloque os dois na panela com a margarina e deixe fritar um pouco. Acrescente o caldo de galinha, a água e o leite, e deixe ferver.
Quando levantar fervura, jogue toda a farinha de uma vez e mexa bem até formar uma bola. Nessa hora vai dar um pouco de desespero, porque parece vai dar muito errado, mas não dá! Só precisa de um pouco de força pra mexer sem parar, e uma colher de silicone com cabo bem firme, de preferência de aço inox (cabo de plástico não vai te dar a firmeza que você precisa, vai por mim).
Assim que a massa começar a desgrudar do fundo da panela, desligue o fogo e passe a massa pra uma superfície lisa pincelada com óleo. Com a massa ainda quente, sove bem até ela ficar lisa. Aí colega, é óbvio que você não vai meter a mão na massa quente que vai te queimar né. Use uma espátula de plástico pra isso. 
Faça uma bola com a massa e deixe coberta pra não ressecar. Modele as coxinhas com a massa já morna pra fria, e se ela ressecar um pouco na superfície sove de novo em porções menores. Se você não tem habilidade pra fazer o formato de coxinha, faça bolinhas! O importante é o sabor.

Recheio:
meio quilo de lingüiça calabresa defumada e moída
1 cebola picada
Orégano a gosto

Em um recipiente, misture todos os ingredientes do recheio.

Depois de recheadas e modeladas, passe na clara de ovo e na farinha de rosca. Se você for congelar, guarde-as assim, sem fritar, e descongele com antecedência pro recheio não ficar gelado.
Frite em óleo quente, quanto mais quente mais sequinhas elas ficam. Lembre-se que a massa e o recheio já estão cozidos, então elas só precisam ficar no óleo o tempo de dourar.

Dá pra fazer qualquer recheio: frango desfiado, queijo, palmito, camarão, presunto e queijo, é só imaginar!

Fonte: Cozinha da Kika 


Um comentário:

  1. Adoro coxinha, de calabresa ainda não provei, mas deve ser gostosa também.
    bjs

    ResponderExcluir