domingo, 22 de janeiro de 2012

Petit Gâteau - Olivier Anquier

Dizem que o Petit Gâteau muito provavelmente foi fruto na verdade de um erro. Parece que o bolinho foi tirado do forno antes do tempo e para a surpresa de todos ficou muito bom! E eu acho que esse é um dos melhores erros que uma pessoa poderia cometer na vida.

Fonte:MrBey

Ingrediente

120 g de chocolate amargo picado
100 g de manteiga
2 ovos inteiros
2 gemas
1/4 de xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de farinha de trigo

Modo de preparo

Derreta o chocolate em uma panela em banho-maria e junte a manteiga, mexendo até que fique homogêneo, liso e brilhante. Em uma vasilha, bata os ovos, as gemas e o açúcar até que os ingredientes fiquem bem incorporados. Retire o chocolate do fogo e despeje aos poucos na vasilha dos ovos misturados. Mexa até que os ingredientes estejam integrados. Misture suavemente a farinha de trigo. Unte forminhas pequenas, próprias para petit gâteau, com manteiga e cacau em pó e asse em forno pré-aquecido a 250ºC, por cerca de 7 até 10 minutos (teste uma forminha antes, para saber a temperatura correta de seu forno. O petit gateau deve estar consistente por fora e mole por dentro). Desenforme num prato e sirva com sorvete de creme.


Esta receita do Olivier Anquier rende 9 unidades. O grande segredo desta simples e sofisticada receita é o tempo que leva no forno, após seis minutos, é bom pegar um palito e ir testando se está assado por fora e mole por dentro.
 
Dica do Olivier: A massa pode ser conservada na geladeira por uma semana ou até congelada. Congele a massa crua já enformada e, quando quiser assar, retire do freezer e deixe descongelar por 3 horas na geladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário