quinta-feira, 15 de julho de 2010

Comer rápido engorda

Bom dia! Comecei o dia navegando na net e me deparei com essa reportagem da revista Saúde - para ler a reportagem na íntegra - comer rápido engorda! A gente vive em um mundo tão agitado não é mesmo, cheio de cobranças e horários e quando vemos pulamos algumas refeições ou comemos com tanta pressa que mal sentimentos o sabor da comida.

Você leva a primeira garfada à boca e começa a mastigar. Que delícia! O prazer de saborear um bom prato, porém, faz acelerar o ritmo da comilança. Eis a grande armadilha: não esperar pelo menos 20 minutinhos para que o cérebro entenda que você já está satisfeito. Só quando cai a ficha lá na massa cinzenta, é que entra em cena o PYY, o hormônio da saciedade. “Está mais do que comprovado: quem mastiga com calma, em vez de encarar as refeições como um rali de velocidade, certamente come porções menores”, informa o pesquisador Hiroyasy Isso, que investiga assuntos relacionados à obesidade no Departamento de Medicina da Universidade de Osaka, no Japão.

1. Você continua mordiscando petiscos ou pães do couvert depois de terminar a refeição só para acompanhar os outros?
Paulinha: Sim.

2. Você mantém guloseimas à vista no escritório ou na sala de casa?
Paulinha: Sim.

Bem, responder sim a uma só pergunta já indica que é preciso mudar de comportamento, sob pena de disparar o ponteiro da balança ladeira acima. E quanto ao peso da genética nessa história, ninguém aqui vai subestimá-la, mas já se sabe que o estilo de vida é capaz de ativar no nosso corpo os genes que previnem várias doenças – a obesidade entre elas. Mais um motivo para adotar hábitos saudáveis!

2 comentários:

  1. Eu tô precisando de ânimo para mudar meus hábitos alimentares...
    Abraço, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oxenti, eu não faço as duas coisas e como rápido mas acho que é porque eu como pouco, eu tenho vergonha de mim mesma, quando sozinha eu almoço em 5 minutos.

    Tecnica em nut não deveria fazer isso, mas as vezes acontece.

    Beijos,
    Bruna.

    ResponderExcluir