A história da pizza começa na Roma de César, antes da Era Cristã. Reza a lenda que os nobres desta época comiam o pão de Abraão, mais conhecido com Piscea, (massa de farinha, água e sal, aquecida em fogo alto e acrescida de ervas e alho). Com o tempo, a variação de cobertura das Pisceias foi amadurecendo, e a chegada do tomate, trazido por Cristóvão Colombo, foi o grande marco do prato.
Embora a origem da pizza, como hoje é conhecida, seja italiana, os grandes devoradores desse produto ficam do outro lado do oceano. Os dois países que mais consomem pizza no mundo são respectivamente: EUA e Brasil, com destaque para as cidades de Nova Iorque e São Paulo!
Eu comemorei o dia da pizza ontem a noite em uma pizzaria! Experimentei pizza de abobrinha, já que estou de dieta pedi uma menos calórica! Segue receitinha!
Pizza de abobrinha
Mama mia!
Ingredientes3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 envelope de fermento biológico seco
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de água morna
4 colheres (sopa) de óleo.
Recheio
1/2 xícara (chá) de azeite
1 xícara (chá) de ricota fresca esmigalhada
2 abobrinhas cortadas em rodelas finas
1/2 colher (sopa) de orégano.
Preparo
Forma de 35 cm de diâmetro untada com óleo.
Ponha no processador a farinha, o fermento e o sal.
À parte, misture a água com o óleo e leve ao processador. Bata até obter uma massa homogênea. Transfira para uma superfície polvilhada com farinha e sove até obter uma massa lisa. Cubra com um pano e deixe por uma hora. Aqueça o forno em temperatura alta. Abra a massa com um rolo até obter um círculo de 35 cm de diâmetro. Coloque na forma. Cobertura: Processe o azeite com a ricota até obter um creme (utilize a lâmina para triturar). Cubra a massa, por cima arrume as rodelas de abobrinha e polvilhe com o orégano. Leve ao forno por 35 minutos ou até dourar
Ai Paula dieta ninguém merece! eu também tenho evitado muita coisa, mas até que essa pizza de abobrinha parece boa! bjs
ResponderExcluirMaura
Hummm, mesmo sendo de abobrinha, a cara tá ótima. Deve ser boa mesmo.
ResponderExcluirAbraço, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/