sábado, 10 de julho de 2010

Dia da pizza!

Todo dia é dia de comer pizza. Mas desde 1985, foi instituído no Brasil um dia especial para esse alimento: O dia 10 de julho!
A história da pizza começa na Roma de César, antes da Era Cristã. Reza a lenda que os nobres desta época comiam o pão de Abraão, mais conhecido com Piscea, (massa de farinha, água e sal, aquecida em fogo alto e acrescida de ervas e alho). Com o tempo, a variação de cobertura das Pisceias foi amadurecendo, e a chegada do tomate, trazido por Cristóvão Colombo, foi o grande marco do prato.
Embora a origem da pizza, como hoje é conhecida, seja italiana, os grandes devoradores desse produto ficam do outro lado do oceano. Os dois países que mais consomem pizza no mundo são respectivamente: EUA e Brasil, com destaque para as cidades de Nova Iorque e São Paulo!


Eu comemorei o dia da pizza ontem a noite em uma pizzaria! Experimentei pizza de abobrinha, já que estou de dieta pedi uma menos calórica! Segue receitinha!

Pizza de abobrinha
Mama mia!
Ingredientes

3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 envelope de fermento biológico seco
1 colher (chá) de sal
1 xícara (chá) de água morna
4 colheres (sopa) de óleo.

Recheio

1/2 xícara (chá) de azeite
1 xícara (chá) de ricota fresca esmigalhada
2 abobrinhas cortadas em rodelas finas
1/2 colher (sopa) de orégano.
 
Preparo
 
Forma de 35 cm de diâmetro untada com óleo.
Ponha no processador a farinha, o fermento e o sal.


À parte, misture a água com o óleo e leve ao processador. Bata até obter uma massa homogênea. Transfira para uma superfície polvilhada com farinha e sove até obter uma massa lisa. Cubra com um pano e deixe por uma hora. Aqueça o forno em temperatura alta. Abra a massa com um rolo até obter um círculo de 35 cm de diâmetro. Coloque na forma. Cobertura: Processe o azeite com a ricota até obter um creme (utilize a lâmina para triturar). Cubra a massa, por cima arrume as rodelas de abobrinha e polvilhe com o orégano. Leve ao forno por 35 minutos ou até dourar

2 comentários:

  1. Ai Paula dieta ninguém merece! eu também tenho evitado muita coisa, mas até que essa pizza de abobrinha parece boa! bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  2. Hummm, mesmo sendo de abobrinha, a cara tá ótima. Deve ser boa mesmo.
    Abraço, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir